terça-feira, 2 de setembro de 2008

Dietas & Mitos

Todos os anos a história repete-se. Com a corrida pela perda de peso, espalham-se receitas da Dieta das Proteína, da Lua, do Tipo Sanguíneo, do Abacaxi, da Sopa... Vale tudo! Quem é que nunca tentou uma delas na esperança de se livrar do excesso de peso?

Mas algumas dessas dietas malucas que prometem emagrecimento rápido não passam de mitos. Outras, por sua vez, funcionam e geram perda de peso de forma saudável.

Confira os mitos e verdades apontadas pelo endocrinologista Ricardo Barroso:

1. Mito: alguns alimentos têm gordura zero
Todos os alimentos têm gordura, mesmo um peito de frango grelhado tem gordura. Portanto, para perder peso é preciso eliminar fritos definitivamente da sua dieta e usar apenas azeite de oliva ou óleo de canola e girassol, em pequenas quantidades.

No preparo dos alimentos, evite ao máximo usar óleo, pois não é um tempero e não agrega nenhum sabor aos alimentos. Para se ter uma ideia, carboidratos e proteínas têm em torno de 4 calorias por grama, enquanto gorduras têm mais do que o dobro.

2. Mito: água quente em jejum queima gordura
Queimar gordura e eliminar peso depende da quantidade de alimentos ingeridos e o número de calorias eliminadas. Alguns alimentos aceleram o metabolismo, como a cafeína.

Beber água quente em jejum, chá quente depois das refeições não elimina nenhum grama de gordura que ingerir ou que tem no seu corpo. O ideal é eliminar a ingestão ou diminuir ao máximo a quantidade de gordura ingerida e praticar exercícios aeróbicos.

3. Verdade: é possível comer comida saudável em Fast Foods
Fast Foods podem não fazer mal se aprender a comer de forma equilibrada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis também podem ser encontrados em restaurantes Fast Foods. Fique atento à quantidade e à forma de preparo dos alimentos, sem gordura, preferencialmente e jamais fritos.

4. Verdade: para emagrecer é preciso comer em pequenas quantidades ao longo do dia
O seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você costumas pular as refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com poucas gorduras/calorias.

5. Mito: tudo que é natural é bom para a saúde
Um produto que é considerado natural não é necessariamente seguro para a sua saúde. Alguns produtos vendidos na televisão sem orientação de um médico geralmente não são testados cientificamente para comprovar se são seguros ou se funcionam. Verifique com o seu médico antes de usar qualquer produto natural ou à base de ervas, para emagrecimento. Você pode estar a deixar de se tratar adequadamente, subestimando os riscos.

6. Mito: comer à noite engorda
É claro que à noite o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão como legumes, sopas, sumos (sucos), frutas... Não importa que a hora do dia come, é o quanto come durante todo o dia que faz ganhar ou perder peso.

7. Mito: dietas da moda são óptimas para perder peso
Dietas da moda não são a melhor forma de perder peso. Essas "dietas" geralmente limitam seriamente ou proíbem alguns tipos de alimentos.

Desconfie de qualquer dieta que restrinja os principais grupos de alimentos a longo prazo. A alimentação deve ser saudável e equilibrada. Ao seguir uma dieta de poucas calorias com um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras você perderá peso sem prejudicar o seu organismo e terá uma menor probabilidade de recuperar o peso perdido.

8. Mito: carne vermelha é prejudicial para a saúde
Carne vermelha, frango, porco e peixe contêm gordura saturada e colesterol. Porém, contêm nutrientes que são importantes para a saúde como proteínas, ferro e zinco. O tamanho de uma porção de carne tem o tamanho aproximado de um baralho de cartas. Escolha pedaços de carne que têm menos gordura e retire qualquer gordura extra antes de cozinhar.

9. Verdade: comer e assistir TV engorda
Tente não lanchar enquanto estiver a fazer outras coisas como assistir televisão, jogar vídeo games ou usar o computador. Se fizer as refeições e lanches na copa ou na sala de jantar, estará menos propenso a se distrair e provavelmente estará mais ciente do que e quanto está a comer.

10. Mito: posso comer tudo que quero e emagrecer
Para perder peso é necessário renunciar a alguns grupos de alimentos como doces, fritos, massas, etc. Após atingir o peso desejado, basta ter consciência que para manter o peso terá que adoptar novos hábitos de vida.

Lembre-se que sem força de vontade não há resultados. Cada escolha é uma renúncia. Troque por exemplo bolachas, fritos, doces por barrinhas de cereais, assados, frutas, alimentos lights, etc. Acima de tudo, encontre prazer em outras actividades que não a comida.

(Redacção Terra - http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI1349859-EI7601,00.html)

Sei que o objectivo do blog é avaliar dietas, mas acho que "desmitificar" algumas coisas sobre elas é do total interesse de quem lê sobre estes assuntos. Por isso aqui fica, espero ter ajudado.

3 comentários:

Anónimo disse...

finalmente um post! isto andava mt parado. lol gostei mt dele! nunca tinha ouvido essa da agua quente xD

acho q o blog ja nao é apenas para avaliar dietas. vamos fazer dele uma bíblia sobre dietas e emagrecimento =D

Polly disse...

PD quebrast o silêncio!
Vinha eu aqui postar uma dieta (South Beach - só para ficar registado) e já temos uma nova.
Gostei disso. Portanto LF é que está a dar.
*

Body disse...

Acho que para mim, só se for uma extreme diet, pq normal e saudável pelos vistos n está a dar resultado.
Bjo